São João Câncio, um homem de grandes virtudes
Origens
São João Câncio nasceu em Kety, localidade da Polônia, em 23 de junho de 1390. Estudou na Cracóvia, onde ordenou-se sacerdote e foi por muitos anos professor da Universidade de Cracóvia e, em seguida, pároco de Ilkus.
Ensinava com humildade
Na Universidade de Cracóvia, João ensinava a doutrina haurida. Explicava seus sermões ao povo com muito empenho, confirmando o exemplo de sua humildade, castidade e misericórdia para com todos. João discutiu com vários opositores, onde recebeu vários insultos. Com sua humildade, respondia a todos eles com: “Graças a Deus”.
A Virtude da Caridade
A piedade com que se ocupava das coisas de Deus somava para João muitos outros atos de humildade. Embora estivesse à frente em ciência, não se vangloriava a ninguém. Empenhado em algo maior do que somente o prestígio, a carreira e os materiais, João repetia frequentemente: “Mais para o alto!”, exprimindo com este lema o seu programa de vida ascética. Sua vida foi distinguida principalmente pela caridade evangélica, como uma marca franciscana.
São João Câncio: um exemplo de piedade e caridade para com o próximo
O Assalto
Realizava uma peregrinação para Roma quando a diligência em que viajava foi assaltada por bandidos. João foi roubado, mas percebendo que haviam deixado uma moeda em seu bolso, correu atrás dos bandidos para entregá-la. Comovidos com a atitude de João, devolveram todo o dinheiro do assalto.
Páscoa
São João Câncio, morreu na Cracóvia, com 83 anos, no ano de 1473. Sua canonização aconteceu em 1767, por Clemente II.
Minha oração
“Santo padre, modelo das virtudes, fazei crescer em nós as virtudes mais necessárias para a realização da nossa vocação particular. A cada um dê o que lhe cabe. Pedimos oportunidades para que essas virtudes sejam exercidas. Amém.”
São João Câncio, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 23 de dezembro
- Em Gortina, na ilha de Creta, dez santos mártires – Teódulo, Saturnino, Euporo, Gelásio, Euniciano, Zótico, Pôncio, Agatopo, Basílides e Evaristo. († 250)
- Em Roma, a comemoração de São Sérvulo. († c. 590)
- Em Chartres, na Gália, na actual França, Santo Ivo, bispo. († 1116)
- Em Bressanone, no Alto Ádige, região da Itália, o Beato Hartmann, bispo.(† 1164)
- Na Islândia, São Torlaco, bispo de Skalholt, que se dedicou à reforma dos costumes do clero e do povo. († 1193)
- Em Cantuária, na Inglaterra, a comemoração de São João Stone, presbítero da Ordem dos Irmãos de Santo Agostinho e mártir. († 1539)
- Em Valência, na Espanha, o Beato Nicolau Factor, presbítero da Ordem dos Frades Menores. († 1583)
- Em Montréal, no Canadá, Santa Maria Margarida d’Youville, religiosa, que fundou a Congregação das Irmãs da Caridade. († 1771)
- Em São Paulo, no Brasil, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão de França, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que fundou o Recolhimento da Luz. († 1822)
- Em Tjyen-Tiyou, localidade da Coreia, São José Cho Yun-ho, mártir. († 1866)
- Na território de Valência, na Espanha, o Beato Paulo Meléndez Gonzalo, mártir.(† 1936)
- Em Santander, cidade da Espanha, os beatos Henrique Izquierdo Palácios, presbítero da Ordem dos Pregadores e companheiros mártires.(† 1936)
Fonte:
- Livro “Um santo para cada dia” – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
- Martirológio Romano
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova