
Dia 7 – QUINTA-FEIRA
SANTO AMBRÓSIO
BISPO E DOUTOR DA IGREJA
(branco, pref. do Advento I ou IA, ou dos pastores – ofício da memória)
No meio da Igreja, o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória (Eclo 15,5s).
Ambrósio nasceu na Alemanha em 340 e faleceu na Itália em 397. Prefeito de Milão, foi ordenado presbítero e, em seguida, aclamado bispo pelo povo. Lutou com firmeza contra o paganismo e a decadência da sociedade. Ele dizia: “Dás aos pobres? Não fazes outra coisa que restituir-lhes os bens deles. A terra pertence a todos, e não aos ricos”. Autor de ilustres textos litúrgicos, é considerado pai da liturgia ambrosiana. Aprendamos com esse dedicado pastor a administrar com equilíbrio os bens materiais e espirituais.
Primeira Leitura: Isaías 26,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías – 1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 117(118)
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!” / É melhor buscar refúgio no Senhor / do que pôr no ser humano a esperança; / é melhor buscar refúgio no Senhor / do que contar com os poderosos deste mundo! – R.
2. Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; / quero entrar para dar graças ao Senhor! / “Sim, esta é a porta do Senhor, / por ela só os justos entrarão!” / Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes / e vos tornastes para mim o salvador! – R.
3. “Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, / ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” / Bendito seja, em nome do Senhor, / aquele que em seus átrios vai entrando! / Desta casa do Senhor vos bendizemos. / Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – R.
Evangelho: Mateus 7,21.24-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Buscai o Senhor, vosso Deus, / invocai-o, enquanto está perto! (Is 55,6) – R.
Proclamação do santo Evangelho segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” – Palavra da salvação.
Meditação
PALAVRAS DO SANTO PADRE
A rocha. Assim é o Senhor. Aquele que confia no Senhor estará sempre seguro, porque seu alicerce está na rocha. É isso que Jesus diz no Evangelho. Ele fala de um homem sábio que construiu sua casa sobre uma rocha, ou seja, sobre a confiança no Senhor, sobre coisas sérias. E essa confiança é também um material nobre, porque o alicerce desse edifício de nossa vida é seguro, é forte. […] E nossa vida também pode ser assim, quando meus alicerces não são fortes. Chega a tempestade – e todos nós temos tempestades em nossas vidas, todos, desde o Papa até o último, todos – e não somos capazes de resistir. E muitos dizem: “Não, vou mudar minha vida” e acham que mudar a vida é colocar maquiagem. Mudar a vida é mudar os alicerces da vida, ou seja, colocar-se sobre a rocha que é Jesus. “Eu gostaria de restaurar este edifício, este palácio, porque ele é muito feio, em ruínas, e eu gostaria de embelezá-lo um pouco e também proteger os alicerces. Mas se eu refizer a maquiagem e der uma disfarçada, a coisa não vai continuar; vai cair. Com as aparências, a vida cristã cai. […] Não podemos construir a nossa vida com base em coisas passageiras, em aparências, em fingir que tudo está bem. Vamos para a rocha, onde está nossa salvação. E ali todos seremos felizes. Todos. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 5 de dezembro de 2019)
*****************************
.
*************************************
SANTO DO DIA
Santo Ambrósio, o grande bispo de Milão

Origens
Santo Ambrósio, de nobre e distinta família romana, nasceu em 340, em Tréveros, Alemanha, onde seu pai exercia o cargo de prefeito das Gálias. A mãe ficou viúva muito cedo e voltou a Roma levando seus três filhos: Marcelina, Sátiro e Ambrósio.
Homem Virtuoso
Muito cedo, Santo Ambrósio aprendeu a alimentar as virtudes cívicas e morais, ao ponto de ter sido, por volta do ano 370, governador das províncias da Emília e da Ligúria, com sede em Milão.
A Eleição
Com a morte do Bispo de Milão, chamado Ariano, Ambrósio foi para a eleição do novo Bispo, a fim de evitar grandes conflitos. Em meio à confusão, de repente uma criança grita: “Ambrósio, Bispo!”. O Clero e o povo aderiu e todos aclamaram: “Queremos Ambrósio Bispo!”. O povo teve que teimar durante uma semana, até que, vendo nisso a voz de Deus, Ambrósio, que ocupava alto cargo no Império Romano e somente era catecúmeno, cedeu à vontade do Senhor.
Santo Ambrósio: Bispo Eleito pelo povo
Bispo de Milão
O 1° Concílio de Niceia, em 325, tinha proibido que subisse ao Episcopado qualquer neófito. Mas o Papa e o Imperador aprovaram a eleição. Depois de batizado, foi ordenado sacerdote e, logo em seguida, Bispo de Milão. Tudo isso no ano de 374.
Doutor e Padre do Cristianismo no Ocidente
Providencialmente, usou as qualidades de organizador e administrador para o bem da Igreja, podendo assim atuar no campo pastoral, político, doutrinal, litúrgico, a ponto de merecer o título de grande Doutor e Padre do Cristianismo no Ocidente.
Figura Respeitada
Sua figura política ficou marcante, principalmente quando aplicou ao Imperador uma dura penitência pública comum, pois teria Teodósio, em busca de vingança, consentido uma invasão à cidade de Tessalônica, que resultou em muitas mortes.
Santo Ambrósio: Verdadeiro pastor e mestre dos fiéis
Buscava garantir a paz
Sua maior prioridade de vida foi garantir paz e concórdia ao povo sem jamais tolerar erros. Combateu o arianismo, que o levou a discordar de governantes e soberanos. No que diz respeito à Imperatriz Justina, que desejou restaurar a estátua da deusa Vitória, ele se opôs valentemente enquanto viveu.
Conversão de Santo Agostinho
Santo Ambrósio, como homem de Deus, partilhou sua riqueza material e espiritual com o povo, jejuava sempre, foi pai carinhoso e tão grande orador que teve papel importante na conversão de Santo Agostinho.
Páscoa
Incansável na oração, Ambrósio construiu basílicas, compôs hinos que mudaram a maneira de rezar. Deixou muitos escritos e morreu com 60 anos no dia 4 de abril de 397, após 23 anos de serviço ao seu amado Cristo, com estas palavras: “Não vivi de tal modo que tenha vergonha de continuar vivendo, mas não tenho medo de morrer, porque temos um Senhor que é bom”.
Minha oração
“Grande Ambrósio, responsável pela conversão de muitos santos e de grandes pecadores, a ti pedimos a mesma graça sobre os pecadores atuais, os mais longes de Deus, os mais perdidos. Conduzi-os para a vontade do Pai e a santificação do povo. Amém.”
Santo Ambrósio, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 7 de dezembro
- Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, São Sabino, venerado como bispo e mártir. († c. 300)
- Na Síria, Santo Atenodoro, mártir,. († c. 304)
- Em Teano, na Campânia, região da Itália, Santo Urbano, bispo. († s. IV)
- Na Palestina, São João o Silencioso ou Hesicaste, que, renunciando ao episcopado de Colónia, na antiga Arménia, viveu como monge. († 558)
- Em Faremoutiers, no território de Meaux, na Gália, hoje na França, Santa Fara, abadessa. († 657)
- No Ontário, estado do Canadá, a paixão de São Carlos Garnier, presbítero da Companhia de Jesus e mártir. († 1649)
- Em Savona, no litoral da Itália, Santa Maria Josefa Rossello, virgem, que fundou o Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia. († 1880)
Fonte:
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
- Vatican.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova